O Projeto

Núcleo de Pesquisas em Educação em Direitos da Criança e do Adolescente da Uergs


Este Núcleo está articulado ao Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Uergs e começou a ser implantado em 2012, para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa Políticas Públicas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos - Educação em Direitos Humanos, por meio do qual estão sendo desenvolvidas as atividades. O espaço reúne pesquisadores, acadêmicos e atores sociais de diferentes campos científicos visando à produção de conhecimento, com foco nas questões referentes à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Após a implantação do Núcleo, as equipes de trabalho realizaram pesquisas para levantamento da situação atual das ações direcionadas à infância e adolescência e referentes às políticas públicas na área, que subsidiam as pesquisas e projetos, além de levantar possibilidades de atuação da Universidade para aprimorar e aperfeiçoar as ações desenvolvidas por Instituições governamentais e civis.
Atualmente o Programa encontra-se na etapa de promoção de atividades de extensão, na qual são produzidos subsídios para a pesquisa, recursos e materiais pedagógicos e didáticos, conforme prevê o Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDH).
De acordo com Martha Narvaz, coordenadora do Programa na Uergs, o projeto é pautado no entendimento de que a educação em direitos humanos é um canal estratégico capaz de produzir uma sociedade igualitária, extrapolando o direito à educação permanente e de qualidade. “Este trabalho parte da necessidade de construirmos pontes entre as pesquisas, formuladoras de políticas e a prática cotidiana. Cabe à Universidade promover a articulação com as comunidades locais e regionais, para o oferecimento de subsídios para revisão, aperfeiçoamento e criação de políticas públicas, além de oportunizar acesso ao conhecimento produzido e acumulado na área de Educação em Direitos Humanos”, diz.

Até Dezembro de 2013 as atividades estão acontecendo nas Unidades da Uergs em Alegrete, Bagé, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Litoral Norte – Osório, Porto alegre, São Francisco de Paula e São Luiz Gonzaga. As inscrições diretamente nas Unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário